segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Toujours

—O que é uma alma?
Pergunta a garota, ingenuamente olhando o teto.
—Acho que é algo que a gente enche de coisas e cobre pra ninguém ver! Algo que faz a gente pintar figuras na folha.
Responde o rapaz com uma expressão de quem sabe muito sobre almas.
—Pensei que alma fosse aquele papel que a gente usa embaixo da folha!
Aguça ela.
—Não! Aquilo se chama, papel que se usa embaixo da folha... Alma é algo muito complexo.
Completa ele.
—Eu acho que eu não tenho uma alma!
—Claro que tem! Todo mundo tem alma, uns tem alma de artista outros de agricultor... Conheci uma garota que tinha alma de vaca!
O silêncio cresce, a garota odeia quando o assunta chega em outras que não seja ela. Depois de algum tempo ele corta o clima:
—Você quer?
—O que?
—Minha alma! Ela só me trouxe problemas até agora, se quiser pode levar...
—O que eu vou fazer com duas almas?
—Eu não sei! Nem sei o que faço com a minha!
—Acho que eu não quero não!
—Então ela vai pro lixo! Ta ocupando muito espaço, sabe? Quase todo o meu ser! Me decidi, vou jogar fora! Afinal ninguém gosta dela mesmo. E eu vou acabar morrendo de febre por escutar a minha alma no pedido por chuva!
—Tudo bem! Eu quero vai!
—Tarde demais, já foi para o lixo.
—Ahhh! Mas eu queria!
Suspira a garota... Suspira porque ela o ama e sente isso na alma. Algo que brota intensamente trazendo a necessidade de falar com ele, algo que ela não consegue expressar. Algo que a faz divagar em pensamentos na aula. Algo que agora ela sabe definir bem!
—Tudo bem! Eu a reciclo é sempre bom reciclar uma alma...
—Se você quiser... Podemos compartilhar a mesma alma!
—Eu...
O rapaz fica calado, e ela o beija... Os olhos dele traduzem o que alma intensifica: amor.

2 comentários:

Luciane disse...

Que papel tem a alma da vida da gente? É pra dar mais leveza ou peso? O que é um corpo sem alma? É morto. Alma então é um fluido que escorre quando o corpo desiste de viver ou quando se rouba a alma? E se alma fosse o papel carbono roxo que se põe embaixo da folha? A gente poderia copiar quase que perfeitamente uma alma bonita para riscar depois no pano alvejado e bordar. Ela resistiria a muitas outras gerações, uma vez sabido que o tecido dura mais que o corpo. Veste o corpo a alma ou o corpo veste a alma? Alma é roxa como carbono. Obrigada amigo poeta, sempre me traz direções. Parabéns pra sempre! Abraço e admiração.

Luiza Callafange disse...

Alma é a essência do ser, não tem como se desfazer dela, não é um filme de ficção onde você pode simplesmente vendê-la para o diabo ou descartá-la. Todos nós temos alma, e todas as almas vibram com a frequência que escolhemos vibrar em vida terrena...Pode ser algo reciclável ou não, isso só depende do nosso livre-arbítrio.
Respondendo a pergunta deste comentário anônimo acima, acredito que a alma veste o corpo, pois ela, como nossa essência de ser, não nos limita ao corpo físico, vai mais além do Universo, dos universos...A alma viaja, a alma aprende, a alma evolui, a alma reencarna, e o corpo...O corpo é finito, ele morre e apodrece, vira alimento da terra...e se renova tanto quanto a alma que continua a vida fora deste plano.
A alma veste o corpo como o corpo veste uma roupa. Vestimentas descartáveis mas necessárias...